You are here

Sílicas Vegetais para a indústria alimentícia

Através da Unidade de Negócios de Especialidades para Alimentação Humana e Animal, a MK QUÍMICA desenvolveu uma parceria estratégica com a ORYZASIL para o fornecimento de sílicas para a indústria alimentícia. O foco da parceria é agregar produtos diferenciados ao novo portfólio da empresa.
 

A sílica natural ou quartzo é um mineral cuja constituição química é o dióxido de silício, e suas moléculas têm como característica serem sólidas, cristalizadas e grandes. O quartzo é uma das matérias primas mais usadas para gerar as sílicas sintéticas, dentre elas, a sílica precipitada amorfa.

As sílicas são largamente utilizadas na indústria alimentícia em função de seu elevado poder de adsorção de umidade. Desta forma têm aplicação como agente antiaglomerante e antiumectante. Ao retirar a umidade de pós evita seu empedramento e melhora de forma significativa a fluidez nas várias etapas do processo produtivo de alimentos.

Principais aplicações na indústria alimentícia:

  • Agente de fluidez
  • Prevenção contra aglomeração e empedramento de pós
  • Proteção contra umidade na armazenagem
  • Transformação de líquidos em pós

A fonte tradicional da obtenção da sílica precipitada é a areia, que é retirada do meio ambiente na sua forma natural e, consequentemente, causa degradação ambiental. Além disso, este processo consome muita energia e gera efluentes líquidos que são descartados nos receptores hídricos.

 

A Primeira Sílica Sustentável do Brasil!

 

A obtenção da sílica, utilizada como matéria-prima em nossos produtos, é realizada através de um processo inovador que utiliza a casca de arroz e não gera nenhum efluente!

O arroz é a terceira cultura cerealista do mundo, e o Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. A produção anual alcança, em média, 15 milhões de toneladas de arroz em casca. No seu processamento, o arroz gera um resíduo – a casca de arroz – que representa 22% do total dos grãos colhidos.

A casca é ambientalmente nociva, pois quando depositada no meio ambiente emite gases de efeito estufa, como metano e dióxido de carbono, podendo entrar em combustão espontânea devido à alta temperatura provocada pelo processo de decomposição. Além disso, gera o líquido percolado, que, com a ação da água das chuvas, lixivia compostos orgânicos presentes nos depósitos de casca para o meio ambiente, fazendo com que o solo se torne inapropriado para uso.

Através de uma tecnologia inovadora, desenvolvida por um parceiro estratégico – a ORYZASIL – este resíduo é transformado em sílicas de alta performance! Além disso, o processo gera zero efluentes e trabalha com a energia gerada por meio da própria biomassa casca de arroz.

A planta, localizada em Itaqui, no Rio Grande do Sul, região que concentra 70% da produção brasileira de arroz, tem capacidade de queimar 20 toneladas por hora de cascas. Isso gera energia equivalente ao abastecimento de uma cidade com, aproximadamente, 200 mil habitantes, e é capaz de produzir mais de 2,5 mil toneladas de sílica por mês.

 

Entenda o processo:

 

 

Este processo é sustentável em todas as dimensões!

 

DIMENSÃO AMBIENTAL

 

• Matéria-prima de fonte renovável

Utiliza a casca do arroz, um subproduto da indústria arrozeira que, até então, não possuía destino ambiental correto.

• Menor impacto ambiental

Devido a um circuito fechado, o processo usa menos água se comparado a um processo convencional.

• Um processo limpo

Por meio da evaporação, é obtido o sulfato de sódio, o qual consiste em uma commodity para diversos mercados, inclusive para a indústria alimentícia.

DIMENSÃO ECONÔMICA

 

• Auto suficiência energética

A casca do arroz é combustível para a geração de energia elétrica, usada no processamento do próprio resíduo gerado na combustão.

• Menor consumo de energia elétrica

Uma tecnologia diferenciada que usa menos energia se comparado com o processo de produção de sílica convencional.

• Um processo limpo

Por meio da evaporação, é obtido o sulfato de sódio, o qual consiste em uma commodity para diversos mercados, inclusive para a indústria alimentícia.

DIMENSÃO SOCIAL

 

• Geração de empregos diretos e indireto

Para a cidade de Itaqui, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul.

• Impacto na economia local

Por meio do aumento da arrecadação de impostos estaduais e municipais

 

O PARCEIRO – ORYZASIL

A ORYZASIL é uma unidade de negócios da FERROSTAAL, que é membro do GRUPO MPC, com sede em Hamburgo, na Alemanha. Para conhecer mais sobre a ORYZASIL e sobre outas aplicações da sílica, visite o site da ORYZASIL em www.oryzasil.com.br.

 

Veja os produtos da unidade de especialidades para Alimentação Humana e Animal.